Assim, ao utilizar práticas de Yoga na educação ou em casa é preciso considerar o tipo de estado de atenção da criança. Querer que ela fique quieta, o tempo todo, pode desequilibrar a personalidade dela.
Como é possível criar correto equilíbrio entre introversão e extroversão?
- Considerar que as crianças não são mini-adultos, apesar de algumas serem tratadas como tal.
- Estudar e observar o processo de despertar o florescimento do ser criança.
- Alimentar o processo de desenvolvimento infantil com os nutrientes da paciência, brincadeiras, leituras, relaxamentos, contato com a natureza e os seus elementos: água, ar, terra e fogo.
“Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa que fez minha rosa tão importante!” (Saint Exupery)
Quais são os quatro tipos de comportamentos atentos apresentados pelas crianças e como ajudá-las a manterem-se conectadas à sua natureza?
Atenção negligente: os olhos são dóceis, a criança demonstra apatia, expressão “apagada”, franzimento da testa. Sua aparência, em geral, é de indiferença. São indicadores que demonstram que essa criança necessita de estímulos mentais mais do que de exercícios. Sua imaginação é fértil e criativa. Parece estar sonhando o dia todo.
Atenção desigual: os olhos da criança correm de um lado para o outro, morde frequentemente os lábios, mudança de expressão fácil, mexe com frequência nos cabelos. Reagem a pequenos ruídos e a mente se distrai com facilidade. Esse é o tipo de comportamento mais comum hoje em dia. Demonstra interesse superficial, a atenção é curta, a energia é gasta sem foco. Necessita de exercícios relaxantes e aprender que relaxar é benéfico para elas.
Atenção concentrada: os olhos da criança são mais concentrados e atentos, movimentos faciais mais estáveis, sistema nervoso mais equilibrado, o que torna a aprendizagem mais fácil para ela. Realizam as atividades com regularidade e dedicação, escutam com atenção e as suas respostas são relevantes. Demonstram entusiasmo e criatividade. É importante observar se a criança demonstra conformismo em relação à rotina. Necessita de exercícios desafiadores e novos em que o relaxamento e a concentração sejam experimentados.
Atenção equilibrada: os olhos são brilhantes, demonstra sorriso no rosto e os músculos da face são relaxados, reações espontâneas e seguras. Essa criança apresenta alto grau de autoconhecimento e busca os próprios recursos para sentir-se cada vez mais segura e feliz.
É importante observar o ritmo biológico das crianças e os horários do dia e semana.
Por exemplo: na segunda-feira pela manhã, a tendência é de lentidão e certa apatia.
Quando nos mantemos atentos aos movimentos, comportamentos e estado físico dos pequenos, temos as “pistas” do que fazer para potencializar a sua natureza.
Acredito que os quatro tipos de atenção são válidos para nós adultos.
Então, o que todos nós desejamos?
Amor e respeito à nossa natureza, ao nosso estado de Ser no mundo.
Afinal, o que serve para alguns, nem sempre servirá para todos.
O desafio é respeitar a singularidade de cada criança em meio ao coletivo, seja na sala de aula, no clube, na família ou na comunidade.
Honrar cada uma delas e evitar comparações!
Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Qual é a conexão entre Yoga e Educação?