Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga Fora do Tapetinho: O Foco

39921517 - yoga
Escrito por Juliana Ferraro

Olá! Namastê! Hoje gostaria de compartilhar com você minha experiência relativa a ter foco na vida e de fazer cada coisa no seu tempo.

Confesso que estou no processo para entender que cada coisa tem seu tempo, mas isso é assim mesmo, o processo da vida, nada é finito e estamos constantemente aprendendo. O importante é saber que estamos enfrentando desafios que nos fazem evoluir, assim que aceitamos a ordem natural das coisas.

A coisa mais difícil é largar o controle, aquele amigo que seguramos firme na mão, como um bebê segura firme com seus dedinhos o dedo de um adulto. Esse tal de controle nos deixa com uma falsa sensação de segurança e a gente acha que se equilibra e consegue as coisas por causa dele.

Acontece que o controle que devemos ter não é o das circunstâncias a nossa volta, tentando repetir situações e sensações que nos foram prazerosas ou repelir o que foi desprazer. Isso só faz sofrer. É puro apego. O que temos que controlar é a mente, em qual direção ela vai, pra onde ela vai. É como controlar uma carroça sendo puxada por cinco cavalos.

Na Índia, eles usam muito essa metáfora. Cada cavalo equivale a um prazer sensorial e você é o cocheiro. Então, não adianta deixar os cavalos correndo soltos, cada um em busca de seu objetivo de prazer, porque senão, pra onde a carroça vai? Lugar nenhum!

É aí que está o controle da mente, é você dizer que “eu mando aqui”, é saber que tem esse papel, porque os cavalos pedem direção e você tem que entrar no comando. Tendo esse papel, assumindo esse papel, você pode direcionar a mente para um único objetivo de concentração, que é um dos objetivos do Yoga (Dhyana) e viver no momento presente.

Focalizar em apenas um objetivo é também saber e sentir o que se quer da vida, qual seu propósito e tomar as ações necessárias para atingir seu objetivo, sabendo que não se tem controle dos resultados. Apenas sabemos que fizemos o melhor e que estivemos presentes o tempo todo.

Às vezes, durante o caminho mudamos de ideia porque aprendemos algo nesse percurso. E sabemos para onde seis, porque estivemos presentes sentindo tudo o que precisava ser sentido, sem antecipar, sem se comparar, sem fugir para o passado.

Você também pode gostar

Numa aula de Yoga falamos disso o tempo todo, mas isso se estende para a vida, para o dia a dia.

Desejo a todos muita felicidade e liberdade!

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: julianaferraro.psi@gmail.com