Há muito tempo vem se falando dos benefícios que a prática milenar da Índia pode proporcionar aos seus praticantes. O yoga é muito mais do que uma atividade física, é um estilo de vida e apresenta diversas linhagens.
Algumas mais voltadas para acalmar a mente, outras que necessitam de mais força do corpo para alcançar os benefícios. Mas independente da linhagem, essa prática já vem chamando a atenção da medicina por apresentar uma nova forma de enxergar a vida para muitas pessoas. E foi isso que mostrou uma pesquisa.
Essa foi à constatação feita na reunião anual da American Pain Society, M. Catherine Bushnell, PhD, diretor científico da Divisão de Intramural Research, National Center for Complementar e Integrativa Saúde, NIH. Nesta reunião foi explicado que o yoga pode ajudar as pessoas a lidar com a dor crônica. A pesquisa foi intitulada como: Yoga e Efeitos crônicos à frente da dor têm no cérebro por Gray Matter.
M. Catherine Bushnell destacou o seguinte em relação à prática de Yoga: “Praticar yoga tem o efeito oposto sobre o cérebro, assim como a dor crônica”. E ainda complementou: “Insula tamanho da matéria cinzenta correlaciona-se com tolerância à dor e aumentos na matéria cinzenta insula pode resultar da prática de Yoga em curso. A notícia é encorajadora para pessoas com dor crônica e com as práticas mente-corpo parecem exercer um efeito protetor sobre a massa cinzenta do cérebro que neutraliza os efeitos neuroanatômicos de dor crônica”, ressaltou a pesquisa.
Nesta pesquisa, os estudos correlacionam redução de matéria cinzenta e depressão com aumento da dor física.
O que foi mostrado é que as pessoas mesmo com seus problemas, quando vão fazer a prática e cercar-se de outras pessoas que também estão buscando evoluir vão se sentir desafiados e encontrar motivos para continuar e se mantendo fortes na prática.
Vale o destaque da pesquisa que quando o corpo sente dor, ele quer nos avisar que algo não vai bem, que é preciso fazer alguma coisa. Seja uma prática de Yoga ou outra coisa que vá nos movimentar e acalmar. Neste sentido, o Yoga pode ajudar a reduzir a dor e desenvolver padrões mais saudáveis em nossas vidas.
A gente sabe muito bem que a dor e o sofrimento são universais. Mas cabe a cada um conseguir encarar com força de vontade e buscar ajuda, seja no Yoga ou em outras terapias como meditação, por exemplo. O que não vale é apenas colocar a culpa no outro e se achar o coitado da história.
Você também pode gostar
E isso o Yoga ajuda a fazer muito. Não são apenas as posturas, mas as reflexões que são feitas fora do tapete que nos instigam a sermos seres humanos melhores, que conhecem seus defeitos, buscam melhorar e que busquem autoconhecimento para poder se curar.
Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras