Traumas, medos, ansiedades, sonhos bizarros, dores nas costas, dores, preocupações… Todo mundo tem. E está tudo ligado. Uma dor nas costas está ligada com um peso que carrega dentro da cabeça, uma preocupação, uma resistência. Qualquer doença está ligada a um componente emocional e energético. Qualquer desequilíbrio na mente tem ligação com o corpo.
Quando temos dores e desequilíbrios com sintomas físicos, procuramos um médico especializado em fisiologia. Quando temos um desequilíbrio ligado ao funcionamento emocional e mental, procuramos um profissional especializado na mente.
E seguimos separando, dividindo, indo a especialistas, desintegrando.
Yoga é o caminho da cura, do autoconhecimento e de conexão mais completo que existe.
Eu mesma estudei muito a mente. Primeiro, praticando esportes, trabalhando o corpo e sem conectá-lo com o que pensava enquanto praticava e me mexia. Depois, indo ao psicanalista e estudando psicologia, sem me conectar com a maneira que meu corpo se manifestava quando eu contava uma memória ou um sonho que me atormentava.
Aí, comecei a praticar yoga. E conectei. Com o tempo e com a prática, me tornei consciente das emoções no corpo e das dores na mente. Abri a percepção para as ansiedades no estômago e as tensões emocionais. Percebi e senti, mais que tudo, a conexão. Yoga é união. Esse é o objetivo.
Movemos o corpo, movemos tudo. Sentimos o desapego e a entrega a cada expiração. Deixamos para lá esses traumas aos quais ficamos apegados, com vontade de que nunca mais aconteçam, gastando energia para deixá-los bem bloqueados em um canto escuro da mente. E, durante uma boa prática de yoga, eles saem dos cantinhos empoeirados e aparecem, mexendo com o estômago e com a respiração. Olhamos para eles, está tudo bem, deixa passar, foca na respiração, deixa a resistência ir embora. Pronto, passou. Pronto, limpou, abriu.
Agora, posso inspirar nesse espaço iluminado e novo. Posso sentir essa parte do meu corpo onde essa memória estava guardada e travando tudo. Posso tomar consciência dela e criar de novo, ver a fluidez das sensações e respirar mais fundo agora.
Você também pode gostar
Seguimos. Praticando. Desenterrando. Respirando. Observando. Abrindo espaço. Movendo de novo.
Para mim, o yoga é o caminho da cura, do autoconhecimento e de conexão mais completo que existe. É uma filosofia de vida que nos mostra a verdade de cada momento com muito amor. Nos mostra quem somos e tira as carcaças que construímos para a proteção de medos criados pela mente.
E seguimos. Praticando. Com carinho. Estudando e amando cada vez mais, porque esta é a verdade no fundo de tudo que há: o amor.